Home
Os Nossos Cães
Ninhadas
Galeria de Fotos
Estalão
Cães para Venda
Cães Vendidos
Contactos
Os Nossos Cães
Ninhadas
Galeria de Fotos
Estalão
Cães para Venda
Cães Vendidos
Contactos
Os Nossos Cães
Ninhadas
Galeria de Fotos
Estalão
Cães para Venda
Cães Vendidos
Contactos

NOVIDADES

SIGA-NOS NO FACEBOOK

POINTER - Estalão

 

Estalão/Padrão FCI do Pointer:
Grupo 7
Cães de Parar
Secção 2 - Cães de Parar Britânicos
2.1. Pointer

A facilidade dos seus andamentos permite-lhe uma busca num galope desenfreado, recheado de elegância. O seu galope é alongado e rápido. Todos os seus movimentos devem-nos traduzir a mesma ideia: procurar e encontrar caça em grande estilo e paixão.

A sua busca desenrola-se em movimentos em linha recta, perpendiculares ao vento. Ao sentir emanações, muda bruscamente de direcção, saindo novamente em linha recta, agora na direcção da emanação captada. Ao sentir que perdeu a emanação, retoma de novo a busca com uma viragem brusca, galopando de novo perpendicularmente ao vento.

O movimento dos posteriores e anteriores são extensos e, em situação ideal, no máximo da sua extensão tomam uma posição paralela ao terreno.

A busca de um Pointer é sem dúvida impressionante pela velocidade e, ao mesmo tempo, pelo controle das situações.

A sua paragem é brusca e tensa. A forma escultural que assume nesta posição é sem duvida um dos expoentes máximos da modalidade, fazendo dele uma figura lendária. Ao subir a emanação de forma autoritária, pára de estaca, "como se embatesse contra uma barreira invisível". Se sente que a peça já não está dentro do seu controle, retoma o movimento inicial parando de novo da mesma forma. E fará o mesmo quantas vezes for necessário, até bloquear a peça.

O Pointer é um cão que assume risco: confia e acredita como ninguém nas suas capacidades; não se poupa a esforços na tentativa de localizar a caça.

O deslize é rápido e decisivo. Desliza aos estacões, até "pôr a peça no ar".

Cobra em terra e na água, não sendo no entanto um amante de águas frias.

A paragem por simpatia é natural: deverá ser realizada também com bastante energia, podendo no entanto ser antecedida de um pequeno deslizar.

Características morfológicas:

O Pointer é um cão de tamanho médio (54 - 62cm), de pêlo curto e apresenta as seguintes colorações: branco e laranja, branco e preto ou branco e fígado, sendo as colorações unicolores e tricolores também aceites.

A cabeça de linhas craniofaciais convergentes, tem um "stop" bem acentuado. O seu focinho é um tanto côncavo, terminando ao mesmo nível do nariz, o que lhe dá uma aparência ligeiramente encovada. As orelhas estão implantadas bastante altas e assumem uma forma triangular. A cor dos seus olhos é de avelã ou castanho, variando conforme a cor da pelagem. A expressão é meiga e inteligente.

O seu aspecto geral é de um cão de constituição atlética onde se realça um peito bastante largo e profundo, bem como a forte musculatura dos seus membros. Visto de perfil, da cabeça à cauda, é constituído por um conjunto de curvas graciosas, o que lhe dá um aspecto de força e beleza.